Os benefícios para a saúde do exercício físico, assim como seus efeitos psicológicos positivos, estão bem estabelecidos para a nossa vida, inclusive costumo pegar muito no pé de vocês em relação à essa prática. A relação entre os efeitos benéficos do exercício físico e os transtornos do humor é apontada em diversos estudos que abordam os benefícios psicológicos da prática regular de atividades físicas, e esse estudo analisou que os níveis de ansiedade diminuem com essa ação, de forma regular.
Exercícios aeróbios podem favorecer a diminuição da ansiedade mais que os exercícios anaeróbios. O estudo também identificou que os efeitos do exercício físico em pessoas clinicamente diagnosticadas com transtornos de ansiedade, foram predominantemente realizados com pacientes que apresentaram o quadro clínico de transtorno do pânico e o exercício físico, por provocar alterações semelhantes às que o indivíduo experimenta durante o ataque de pânico, e essa prática poderia ser considerada como o agente estressor que vai desencadear um processo biológico-psicológico de avaliação e preparo de reação (alterações fisiológicas), podendo, desta maneira, vir a contribuir para o tratamento psicoterápico de exposição gradual e sistemática por meio de treinamento físico específico, o que justifica a busca pelo entendimento dos mecanismos e efeitos psicofisiológicos do exercício físico sobre a ansiedade.
Portanto, o estudo acabou concluindo que exercícios aeróbicos abaixo do limiar de lactato podem ser os mais adequados para a redução dos níveis de ansiedade. No entanto, não esclarecem as implicações do exercício anaeróbio, o que sugere cautela na prescrição do exercício, principalmente o anaeróbio, a indivíduos com ansiedade patológica, ou seja, cada um tem a sua importância no quesito “diminuição” de ansiedade, e ambos auxiliam nessa redução!
Por isso repito à vocês, não deixem de praticar exercícios físicos de forma regular, isso pode mudar vidas!
Abraços, Mateus.
(post retirado do instagram: @psi.mateuscontessoto)